Friday, July 11, 2014

Contagem decrescente para 'Oops!' de Jack Nkanga: Calm Down




Calm Down, by Jack Nkanga

Foto por: Songhai Pinto

Ja são dois dias seguidos a reproduzir, vezes sem conta, este pote de mel. É tanta euforia e adrenalina que chega momentos em que tenho de recuar a esta segunda faixa, para "Calm myself Down". Gosto especialmente desta musica, porque faz-me viajar, naqueles tempos em que era um tanto quanto namoradeiro, onde já sonhava alto e… mas anyways.

A inconformidade do Jack Nkanga podemos sentir nos versos desta musica, onde o mesmo expõe a sua relação para com o próximo, neste caso em especial com a sua dama. Jovem sempre sonhador, pretende tirar partido dos pequenos prazeres da vida, vivendo um dia de cada vez, gerindo os seus limites.

A maneira como Jack usa a voz parece um pouco Naif, talvez seja pelo enredo que ele cria ou talvez porque o mesmo sentia-se apaixonado e queria dar os passos certos ao lado da sua companheira. Tenho a mania de interpretar os versos do seu fazedor, mania esta adquirida nos tempos de escola, que acho importante para poder apreciar a musica no seu todo. Alias, acredito que não sou o único com mesmo método de avaliar a beleza daquilo que ouvimos.

As respostas do Jack contrariam as minhas interpretações acima, quando ele mesmo diz que:

"Não faço idéia daquilo que me inspirou a construí-la harmoniosamente, Mas sei que ao meio do exercício fez-me lembrar o clássico 'Stand by me' de Ben E. King."

Realmente!…Existe sempre aquele momento em que ouvimos uma música e parece que temos um "déjà vu". Depois deste belisco, recordei-me de como o contra baixo se evidencia no 'Stand by me'. E esta peça em questão é moldada por um piano logo ao inicio que põe excitado os nossos pelos de tão arrepiado que ficamos.

Esta música foi gravada nas condições mais básicas possíveis, segundo o mesmo:

"Criei a base harmónica com a guitarra e depois o resto passei aos demais (músicos), através do ouvido. Dentro do processo de gravação da música passei por dois estúdios, a Atomm Média e a Rádio Vial. A Atomm Média moveu-se para o quarto da minha casa, onde captamos as teclas e o baixo, fechando a gravação de voz e Bateria na Radio Vial. Perdi a noção do tempo de gravação mas sei que foi das músicas mais simples".

Os músicos intervenientes são, o nosso grande baterista Hélio Cruz, José Graciano na tecla, Sebastião Chyamba no baixo, e Nána no shaker.

No comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...